.vestir-se de quê, afinal?

O algodão cresce, floresce e parte de seu destino é a indústria têxtil. Complexa, a cadeia de produção se desmembra em outras atividades diversas. Inevitavelmente, em algum lugar dessa teia, encontraremos pessoas atrás das máquinas de costura. Muitas, aliás, vivendo em condições análogas à escravidão.

O modelo de negócio das grandes marcas de confecção reflete o lema do mercado: “mais barato, mais flexível e mais rápido”. Essa ideologia – comprada por muitos consumidores – potencializa a pressão na base da pirâmide. Sem qualquer ética,  as necessidades humanas (e seus direitos) perdem espaço para o mais selvagem capitalismo.

Grandes instituições financeiras internacionais, como o FMI e o Banco Mundial (Bird), também assinam a corresponsabilidade pela deterioração das relações sociais e de trabalho na indústria têxtil. Esses órgãos incentivam os governos e as grandes corporações a flexibilizarem suas legislações trabalhistas para atrair investimentos. “Oferecemos mão-de-obra barata e baixos custos. A responsabilidade disso não nos interessa”, seria um bom lema para explicar tais lógicas.

Mulheres-máquinas

Segundo o relatório “Moda que aperta. A precariedade das condições de trabalho das mulheres na confecção e a responsabilidade social das empresas”, da Oxfam, a mão de obra feminina representa entre 60% e 90% da força de trabalho nos setores da confecção em Bangladesh, Chile, China, Colômbia, Honduras, Quênia, Marrocos, Grã-Bretanha, Sri Lanka, Vietnã, África do Sul e Tailândia.

Péssimas condições de higiene, salários insuficientes, horas extras obrigatórias e não-remuneradas, proibição de se sindicalizar são fatores que afetam em cheio essas trabalhadoras.

A precariedade das condições de trabalho e a perda dos direitos fragilizam as condições de vida principalmente das meninas, que param de estudar para acompanhar as mães em sua jornada ou para cuidar dos irmãos mais novos.

Testemunhos assustadores sobre sua situação já não são novidade. Imagens tristes também não simbolizam nenhum furo de reportagem. Ainda assim, este ensaio, feito em uma confecção clandestina no Vietnã, tenta sensibilizar as pessoas sobre o ato de vestir-se.

Vestir-se de quê, afinal?

Essa é a provocação que as fotografias deixam no ar.

Ensaio publicado no ponto de cultura Outras Palavras.

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